Arnobio Rocha Política Adriano Pires, Presidente da Petrobrás, é Lobista ou Especialista?

2048: Adriano Pires, Presidente da Petrobrás, é Lobista ou Especialista?


O destino da Petrobras: Entre o Lobista e o Especialista.

O Sr Adriano Pires, foi nomeado Presidente da Petrobrás, a maior empresa brasileira. Ele se apresenta nesses últimos 30 anos como “especialista” na área de energia, gás e óleo, é uma figurinha carimbada no sistema Globo (GloboNews, CBN), tem coluna no jornal (tabloide) O Estado de São Paulo, todos as vezes que o nome da Petrobrás é citada, lá estava o Sr. Pires

Que fique claro que ele pode trabalhar como lobista para quem quiser, nada o impede, é seu direito, mesmo que no Brasil a profissão não seja regulamentada, cria-se biombos para legalizar a atividade, especialmente junto ao poder público, congresso e casas legislativas. São contratado por empresas ou grupos de interesses, como consultoria/consultores, “advocacy” (lobby do “bem”).

O que não é eticamente aceitável, do ponto de vista da informação e do conteúdo informado, é se apresentar como especialista, sem dizer a quais interesses privados que defende, como fez o Sr. Adriano Pires, nestes últimos 30 anos, principalmente no sistema Globo, que tem mais visibilidade, enquanto nos bastidores age  como lobista.

Curiosamente o Sr. Adriano Pires e sua empresa de consultoria, CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), não revelam quem são seus clientes, nem mesmo quando foi instado pelo TCU (Tribunal de Contas da União), ao ser nomeado (por Michel Temer) como “representante da sociedade” (acreditem), para o cargo de conselheiro no CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), vinculado ao Ministério de Minas e Energia, ele preferiu renunciar ao cargo à revelar os clientes. (segundo reportagem de Rubens Valente, Colunista do UOL).

Segundo Valente, no UOL:

“Embora Pires não forneça a listagem das empresas para as quais trabalha, o economista é conhecido por atuar para algumas das principais empresas de energia do mundo. No site do CBIE na internet também não há lista de clientes, mas sim uma enigmática afirmação: entidades e empresas “que confiam no CBIE”. Entre as logomarcas, estão as das norte-americanas Chevron e Exxon Mobil, da britânica Shell e da própria Petrobras.” (Indicado à Petrobras, Pires não revela empresas clientes de sua consultoria)

Durante esse governo fajuto de Bolsonaro, o Sr Adriano Pires foi muito ativo em se reunir com o Almirante Bento Albuquerque, segundo o The Intercept):

“A atuação de Pires para além das páginas da imprensa pode ser exemplificada na agenda que ele tem em Brasília. Quem parece sempre pronto a recebê-lo é o ministro de Minas e Energia, o almirante Bento Albuquerque, por exemplo. Foram 11 encontros oficiais desde que o militar assumiu o cargo, em 2019, de acordo com dados que obtive por meio da Lei de Acesso à Informação” (Adriano Pires, novo presidente da Petrobras: lobista em pele de especialista).

O site aponta muito bem a relação promíscuo da imprensa com o Sr. Adriano Pires, em matéria de Nayara Felizardo:

“Queridinho da imprensa, o economista Adriano Pires é a principal fonte para assuntos relacionados ao setor energético. Ele dá entrevistas – há duas décadas – para os principais veículos de imprensa e tem coluna fixa no Estadão e no Poder 360, além de escrever esporadicamente para outros jornais e sites especializados.

O que suas colunas e os jornalistas que o entrevistam com frequência não mencionam é que ele trabalha intensamente nos bastidores pelos interesses de empresas do setor de óleo e gás, principalmente a Comgás. Ou seja, é um lobista que, quando veste a roupa de especialista, advoga publicamente em benefício próprio.”

O que pode se esperar de um Presidente da Petrobrás que costumeiramente trabalho contra a empresa, em suas atividades privadas? Devemos lembrar que o Sr. Adriano Pires foi o “especialista” que ajudou a mídia a NEGAR a existência do Pré-Sal e depois de que a Petrobrás tinha tecnologia para explorar essa fonte de petróleo.

A promessa de Bolsonaro para atrair o Sr. Adriano Pires, foi a venda do que sobrou da Petrobrás, que aceitou a proposta tão tentadora, o Lobista ou Especialista? A relação entre Mr Hyde e Dr Jekyll não é apenas literária, triste Brasil que entrega sua última joia, símbolo de uma soberania perdida, aos abutres e especuladores, num momento em que há uma grave crise de petróleo no mundo.

É preciso reagir ao Bolsonaro e contra os abutres que assolam o Brasil, os representantes do lobbys, dos especuladores internacionais. As força políticas de esquerda, de democratas, de defesa da soberania nacional não podem aceitar mais uma entrega, a mais importante de todas as empresas nacionas.

O Brasil tem que dar um BASTA!

PS: Uma curiosidade: Agora, Presidente da Petrobras, o Sr. Adriano Pires vai esconder para quem faz lobby?

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post