Arnobio Rocha Política Brasil vive o Caos?

1004: Brasil vive o Caos?

 

Vivemos no Caos?

Vivemos no Caos?

O período que vai de mais ou menos de 20 de dezembro até 10 de janeiro parece que é carente de notícias, os jornais, já magros, se tornam mais finos, é uma escassez de informação inacreditável, além do repeteco de todo ano das mesmas “reportagens especiais”, que não têm nada de especial. As TVs e suas insuportáveis retrospectivas, ou shows de fim de ano, ainda mais cansativos. Os blogs seguem o mesmo caminho, algo como se todos fossem dormir por 20 dias, sem a menor vontade de acordar.

A única coisa que não muda, aliás, piora, são as manchetes dos jornais/revistas/tvs de que o “Brasil vai acabar”, se não agora, mas em muito breve. Esta incrível jornada pelo caos não terá fim, não dão sossego nenhum dia do ano, é uma batalha sem trégua, sem quartel e sem sentido. Tudo de ruim produzido no ano, é vomitado neste período, os “cozidões” para preencher espaços nas grades de TVs e nas colunas de jornais são caprichados na mediocridade, os analistas mais barras-pesadas são convocados para completar o roteiro do desastre, o que torna pior este entediante momento de fim de ano e início de próximo.

A irracionalidade midiática no Brasil atingiu picos de boçalidades que o mais elementar dever de informar, mesmo que de forma enviesadas, deu lugar a completa desinformação. A sensação de que o Brasil vai mal, mas tão mal em tudo, lido nos jornais e revistas ou visto nas TVs, consegeu contaminar sempre o mesmo público raivoso, muitas pessoas inteligentes, com as quais convivo, repetem à exaustão este discurso de ódio, de que o país estar para explodir, mas, invariavelmente, ao serem questionadas se sua vida estar pior do antes, a resposta é unânime de que não estar.

Ou seja, é uma coisa absolutamente irracional, a vida das pessoas está melhor, algumas com padrão de vida muito superior, mas fazem questão de repetir os lugares-comuns da mídia, como se precisassem aderir ao novo status adquirido, sem reconhecer as reais mudanças do Brasil, nestes últimos 12 anos. Como escrevi antes (O Brasil entre Pessismistas e Otimistas): “A atitude da mídia de apenas ficar jogando na cara jargões e obviedades, como se demonstrasse o FRACASSO do Brasil, no fundo esconde um desejo incontido de que tudo dê errado para dar razão aos que repetem de que nada presta”. 

E repito que “o Brasil pode e vai demorar 25, 30 ou 40 anos para ter um padrão “europeu”, mas temos que ter paciência histórica e confiar que se vai mudar e melhorar. E devemos lutar para que realmente isto venha a acontecer, sem precisar espoliar nenhum outro povo, sem invadir países, matar pessoas, roubar suas riquezas, fazer guerras de rapinas e trazer troféus para o Brasil.” A diferença é que agora podemos mudar e melhorar a vida das pessoas e isto é um risco para os “donos do poder”.

 Save as PDF

One thought on “1004: Brasil vive o Caos?”

Deixe uma resposta

Related Post