876: Alceu Valença

Foto de Marcelo da Costa –  Festival de Inverno de Ouro Preto(2010)

 

Voltando a nossa Música da Sexta, com Alceu Valença, ontem mudando de canal vi parte de um programa no canal BIS com o cantor pernambucano, com seu vigor e tiradas de humor cortante aos 67 anos, parecia um adolescente falando de vida, poesia e cantando no meio da rua, sem medo, ali ao lado das pessoas, foi uma coisa linda demais. Sorte que vai repetir o programa e vou gravar, para registro e guardar com carinho.

Alceu é uma usina de sons e ritmos, alegria de cantar e viver, ainda tenho na lembrança ao ouvi-lo em fevereiro de 1990 nos “Quatro Cantos”, na mítica Olinda, em pleno carnaval, ele cantava de tudo, frevo, coco, maracatu, repente, com uma energia e empolgação mexendo aquela multidão, num palco improvisado. De vez em quando ouço suas músicas, o sotaque carregado e marcante tão belo, tão doce.

Aquelas imagens me fizeram repensar a multiplicidade de cantos, encantos da música brasileira, a criatividade e os artistas tão genuínos e fortes, suas fontes de poesia e comunicação com seu público. O grande pernambucano, Alceu Valença, advogado e jornalista, que abriu mão das profissões para ser o poeta “vagabundo” a mais fiel tradução dos carnavais espetaculares de Recife-Olinda.

Fiquemos ouvindo e sonhando com Alceu.

Entrem no Site dele e ouça muitas músicas : http://www.alceuvalenca.com.br/

La belle du jour – Alceu Valença

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cYxj-zq4nIg[/youtube]

Alceu Valença – Bom Demais

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ppkCwf97VgA[/youtube]

Solidão – Alceu Valença

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=lO1rFozHBZE[/youtube]

 Save as PDF

4 thoughts on “876: Alceu Valença”

    1. Prezado Marcelo da Costa,

      Posso usar a foto? Quando a peguei no google não havia referência do seu trabalho, por isto estava sem créditos, agora devidamente atualizados, se houver sua concordância,

      Atenciosamente,

      Arnobio Rocha

Deixe uma resposta

Related Post