Arnobio Rocha Crise 2.0 O "Sequestro" de Evo Morales

865: O "Sequestro" de Evo Morales

 

Evo Morales, Presidente da Bolívia, obrigado a pousar em Viena pelos EUA. Diplomacia Sequestrada!!

 

Nos anos 90 fui duas vezes ao Japão e o caminho mais “curto” era um vôo São Paulo – Los Angeles – Tóquio, então passei quatro vezes por Los Angeles, Califórnia, lá, o avião fazia uma parada técnica que exigia que todos desembarcassem enquanto a aeronave era reabastecida e se fazia a limpeza. Neste instante, o aeroporto nos tratava como bichos, não importava qual a classe do voo dos passageiros, todos desciam e permaneciam numa área indefinida, cercada por seguranças para impedir qualquer “fuga”. A situação era humilhante e demorava cerca de duas horas.

Ao ver a foto do Presidente da Bolívia, o Senhor Evo Morales, no aeroporto em Viena naquela sala, voltou na minha cabeça a cena dos anos 90 em Los Angeles, com uma grande diferença, aqui se tratava da autoridade máxima de uma nação livre, soberana e independente, com eleições regulares e um presidente eleito. A humilhação é multiplicada por mil, a única coisa em comum, o mesmo algoz, os EUA. A tal maior “democracia” mundial, que prima pelo desrespeito elementar de cidadãos de qualquer lugar, independente do seu grau funcional.

Os EUA “sequestraram” um avião presidencial de uma nação livre, este incidente com Evo é uma das maiores afrontas às leis e às Relações internacionais dos últimos 20 anos. Obama violou uma nação soberana, humilhando-a de forma absolutamente ilegal, pois o avião é parte do território boliviano. Fez impor aos países europeus de que não se permitisse o pouso para reabastecimento do avião presidencial boliviano, colocando em alto risco a vida, não apenas a do presidente, mas de todos os tripulantes, em nome de que? Caçavam um cidadão americano, ex-agente da CIA, Edward Snowden, que poderia estar viajando com Evo Morales, para o exílio na Bolívia.

Onde ficou a soberania e honra dos países europeus, em especial França, Itália, Espanha e Portugal? Hoje são dirigidos por um bando de covardes e canalhas, que se submeteram à ordem ilegal dos EUA contra o Presidente da Bolívia.  É absolutamente vergonhoso, um vexame, países sem homens, ao recusar o pouso de avião presidencial, pondo em riscos a segurança dele, em nome do medo dos EUA? Pior, se realmente Snowden estivesse no avião era direito da Bolívia de forma soberana levá-lo, o mesmo agente que denunciou as escutas internas  e externas, até mesmo dos dirigentes europeus, pilhados em suas conversas pelos “amigos” dos EUA.

Todos sabem que não simpatizo com Evo Morales, como também nutria nada especial em relação ao finado Hugo Chavez, ou  a Nicolas Maduro, mas acima de qualquer coisa, defendo as nações livres e que elas decidam seus futuros, sem qualquer intervenções ou ingerências externas. A Bolívia, a Venezuela ou Peru, todos têm direito de democraticamente decidir seus destinos sem tutelas de fora. A “segurança” dos EUA não está acima das nações livres. O fiasco das tais armas do Iraque, do Afeganistão, agora o “sequestro” do avião de Evo Morales é uma demonstração de que a política externa unilateral, imperialista e estúpida, além de uma flagrante mentira do discurso oficial de “democracia” dos EUA.

O Itamaraty tem que condenar o “sequestro” do avião presidencial boliviano, ali é parte do território do país, e é inviolável. O silêncio é sinal conivência com a violação ilegal, com o desrespeito não apenas à Bolívia, mas a qualquer nação independente, amanhã os EUA poderão intervir aqui, como fizeram no Paraguai ou Honduras. Ou será que não estão por trás dos “anonymus” locais? O Brasil tem que se posiconar urgentemente, sem meias palavras.

  ——xxx——

Ps: A mídia local é de submissão total aos EUA, no maior Portal de Intenet, @uol: “Evo é liberado, ex-CIA não foi encontrado no avião”. Nenhuma condenação ao ato. Evo é “liberado” como se tratasse de um bandido, um crimonoso, um suspeito ou mesmo um terrorista. Inacreditável as manchetes da mídia sabuja. Quase certeza que amanhã teremos editoriais e colunistas defendendo ação do EUA contra Evo Morales. Querem apostar???

 Save as PDF

2 thoughts on “865: O "Sequestro" de Evo Morales”

  1. O Itamaraty esta caludo…Deveria protestar juntamente com as nações integrantes do Mercosul e da Unasul, o Brasil esta mudo; vi um protesto solitário no Brasil do senador,Arruda considerou o ato criminoso e cobrou posição do governo brasileiro diante do assunto.

Deixe uma resposta

Related Post