Arnobio Rocha Política Sarau do GGN – Nassif – a Importância dos portais alternativos à mídia corporativa

Sarau do GGN – Nassif – a Importância dos portais alternativos à mídia corporativa


Sarau do GGN – Chorinho, samba, mpb e muita política.

Hoje, 04.06, teve o Sarau do GGN (Nassif), o lançamento do livro “O Caso Veja“. O sarau é uma reunião de amigos do autor, Luís Nassif, do primeiro Portal (o Jornal GGN) alternativo da internet brasileiro, fora da mídia corporativa, uma arrojada iniciativa, no começo dos anos 2000, que se tornou uma referência para todos os outros portais que surgiram depois (DCM, Brasil247) com audiência e qualidade, além da capacidade de debate na esquerda.

Luís Nassif, mineiro de Poço de Caldas, com uma grande carreira jornalística em São Paulo, na Folha de São Paulo, em que foi colunista e do conselho editorial, com especialidade em Economia (Dinheiro Vivo), o que o levou a ter programa de TV Gazeta, também na TV Cultura e TV Bandeirantes, por último na TV Brasil, que ficou até 2016.

Nassif era também um curioso sobre as novas tecnologias que surgiu nos anos 1990, como a internet, ainda nos seus primeiros passos. Seu blog foi um marco no Brasil, pois ele era jornalista bastante conhecido nas mídias tradicionais, jornais, TVs, rádio, e trouxe essa importante inovação para mídia brasileira, o que não era fácil, especialmente, a capacidade de se manter financeiramente fora dos espaços da mídia corporativa.

Nassif foi o grande desbravador, depois grandes jornalistas criaram blogs e portais, depois que saíram da grande mídia, ou ficavam em dupla jornada, como Paulo Henrique Amorim, com seu Conversa Afiada, Luiz Carlos Azenha, criou o Viomundo, Paulo Nogueira, criou o Diário do Centro do Mundo (DCM), continuado por seu irmão Kiko Nogueira. Leonardo Attuch, o criador do Brasil247. Renato Rovai, migrou a importante Revista Forum, para portal digital com bastante sucesso.

Esses blogs, depois, portais, usam a plataforma digital de comunicação com bastante sucesso e se tornaram viáveis financeiramente, enfrentando o duro debate com a grande mídia. Quase todos eles criaram TV,  usam Youtube e Facebook para transmitirem ótimos conteúdos, debates, programação extensa q de qualidade. As TVs Brasil247, DCM são as maiores, Nassif, no GGN, também tem transmissão de conteúdos.

A Democracia e a Política no Brasil, a esquerda em especial, encontraram nesses portais de multimídia, um veio de resistência e possibilidade de debate político, sem que se precise implorar por espaços na grande mídia cada vez mais à Direita, algumas Ultraliberais.

Muito obrigado, Nassif, em especial, por ter aberto esse caminho.

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post