Arnobio Rocha Esportes Real Madrid x Liverpool – A Final entre gigantes e os distúrbios no estádio.

Real Madrid x Liverpool – A Final entre gigantes e os distúrbios no estádio.


Real Madrid x Liverpool. a grande final da Liga dos Campeões

A final da Liga dos Campeões (Champions League- as outras não tem campeões?) seria em São Petersburgo (Rússia), com a guerra e o boicote à Rússia, fez com  que a UEFA que faz parte da luta geopolítica, então, transferisse a final para Paris, que será sede das Olimpíadas, em 2024.

De certa forma parece que Paris será beneficiada com todos os eventos mundiais importantes, no futebol mais ainda, o país com a seleção campeã do mundo, mesmo com a “league one” sendo uma porcaria.

A final realizada no Stade de France, em  Saint-Denis, começou com atraso de quase 40 minutos e sob enorme tensão, com muita desorganização, invasão ao estádio por torcedores sem ingressos, muita repressão pelas forças de seguranças da França, com prisões, spray de pimenta e brigas nos arredores do estádio.

Importante assistir as explicações envergonhadas da mídia vira-lata brasileira, que endeusa tudo que não é do Brasil. Imagino se fosse no Brasil estariam aos berros pedindo o cancelamento do jogo, criminalizando os torcedores e torcidas, óbvio que sobrariam pauladas contra os clubes, dirigentes, e claro aos brasileiros. Sobre os distúrbios, críticas tímidas, quase pedido de desculpas por ter que falar alguma coisa contra a Europa.

O jogo começou com atraso, num clima mais tenso do que já seria normal, pela importância do jogo, os clubes recordistas de finais e o maior campeão europeu em campo, o Real Madrid, que vive uma transição e renovação, os maiores craques, são os veteranos, Benzema, Kross, Modric, Courtois e Casemiro, todos com mais 30 anos. A campanha foi no limite, com classificações heroicas e viradas inacreditáveis, o peso da camisa nunca foi tamanha quanto nessa temporada.

O Liverpool é outro grande campeão, com o melhor treinador da atualidade, o alemão Jürgen Klopp, que mudou a vida do Liverpool, pois quebrou a sina do time de nunca ter vencido a “Premier Ligue”, antes dela, o clube era disparado o maior campeão inglês, depois superado pelo Manchester United, o grande campeão da Premier Ligue, mas na Europa, o Liverpool é o maior inglês.

A vitória do Real Madrid com gol do brasileiro Vinicius Jr, e um goleiro que não deu menor chance ao poderoso ataque do Liverpool. O Real soube “sofrer”, com time inferior, jogou com enorme inteligência, e uma defesa muito segura com Courtois defendendo tudo e mais um pouco.

Ao contrário do que a mídia vai vender, não foi um jogo de encher os olhos, um grande jogo, sem ser espetacular, o técnico do Real, o italiano Carlos Ancelotti, chegou ao seu 4º titulo Europeu por times diferentes, um recorde, ao mesmo tempo que o Real Madrid aumenta sua hegemonia com 14 títulos europeus, além dos incontáveis títulos na Espanha.

Parabéns, aos brasileiros do Real: Marcelo, Militão, Casemiro (o melhor), Vinicius Jr e Rodrygo (grandes jogos nas fases anteriores). No Liverpool, destaque para Fabinho e Alysson, titulares, além de Firmino e Thiago.

Parabéns, ao Real Madrid.

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post