Arnobio Rocha Filmes&Músicas Elza Soares – A Heroína e Musa

Elza Soares – A Heroína e Musa


Elza Soares e Garrincha, herói e heroína no sentido grego, glória e tragédia.

“mais tarde, todavia, ele deverá sofrer tudo quanto AÎSA fiou para ele, desde o dia em que sua mãe o deu à luz”. (Ilíada, Homero, Canto XX, 125-128)

O destino fiou para Elza Soares e Garrincha, no mesmo dia, com 39 anos de diferença, ambos partissem, num simbólico 20 de janeiro, dia de São Sebastião, aquele que deu o nome da cidade maravilhosa, em que ambos brilharam intensamente, de lá partiram para o panteão dos grandes heróis (heroína) da humanidade.

Os heróis são os intermediários entre os humanos e os deuses, A etimologia  ήρωας (héros) talvez se pudesse aproximar do indo-europeu servä, da raiz ser-, de que provém o avéstico haurvaiti, “ele guarda” e o latim seruäre, “conservar, defender, guardar, velar sobre, ser útil”, donde herói seria o “guardião, o defensor, o que nasceu para servir”. (Todas as definições são de Junito de Sousa Brandão).

São essas figuras extraordinárias que dão sentido a vida comum, eles (elas) veem para nos dar horizonte, sonhos e nos aproximar de uma ilusão de divindades superiores. Os heróis têm um ciclo próprio que tratamos tantas vezes aqui, mas não custa retomar em homenagem à imensa Elza Soares.

Nascem no nosso meio, em condições difíceis, são postos à prova ainda muito cedo, enfrentam situações e provações, seus ritos iniciáticos, para que sejam reconhecidos pela precocidade. Elza assim se fez, apresentando-se ao mundo, através de Ari Barroso e pelo prato de comida, ela anuncia que vem do Planeta FOME, algo tão brasileiro que dói.

A voz incomparável da inquieta Elza, está no mesmo plano das musas, sendo uma das noves filhas modernas de Mnemósine (“Memória”): Aretha Franklin, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Nina Simone, Etta James, Elis Regina, Clara Nunes, Maria Bethânia e Elza Soares.

A capacidade de cantar em qualquer ritmo, do samba ao jazz, com originalidade e uma marca que ao se ouvir, sabe-se que é Elza, é inconfundível.

A trajetória de subidas e descidas, encontros e desencontros, inclusive, com outro herói nacional, Garrincha, com certeza um dos 5 maiores jogadores do Brasil de todos os tempos, desse encontro explosivo, da cantora consagrada e respeitada, num momento em que Garrincha, estava indo para o outono de sua enorme carreira, vencedor de duas copas, protagonista maior, que acabou com o complexo de vira-latas nacional.

O casamento de heróis é sempre atribulado, é feito de dor e prazer, pois estão num nível muito acima de todos nós, não há romantismo, condenações e incompreensão de que a vida é mais complexa, não é a realidade dos simples mortais.

Garrincha se foi muito cedo, suas gestas, como de todo  heróis não foi fácil, a crueza do vício, de uma vida desmedida, leva ao fim trágico, assim, fecha o ciclo do herói, naquele 20 de janeiro de 1983.

Elza cumpriu um longo caminho, suportou mais provas e se reinventou, recriou tantas e tantas vezes, como se uma maldição sobre ela pesasse. Mas nessa luta da heroína, ela foi a feminista, a ativista negra, a mulher sem medo e que desafiou o tempo, com dignidade e a voz potente até o penúltimo dia trabalhou, sem descanso por vontade e necessidade.

As justas homenagens e análises sobre Elza Soares feitas pelo Ruy Castro (‘Elza tinha uma relação de mãe com Garrincha‘) e pelo meu amigo Pedro Alexandre Sanches (MORRE, AOS 91 ANOS, ELZA SOARES, UMA DAS MAIORES VOZES DA MPB).Esgotam o tema, minha reflexão é numa outra perspectiva, de fã e admirador da cantora genial.

A Estrela Solitária agora reencontra seu par e atendo seu pedido:

“Me deixem cantar até o fim”

 

 Save as PDF

One thought on “Elza Soares – A Heroína e Musa”

Deixe uma resposta

Related Post

1526: Chernobyl1526: Chernobyl

Share this on WhatsAppAcabei de assistir ao perturbador seriado Chernobyl, da HBO, dirigida por Johan Renck, com um excelente elenco, reconstituição de uma época perfeita, roteiro extremamente bem elaborado, tema dos