1559: As 10 Voltas


O amor e suas voltas…

“Corra não pare, não pense demais
Repare essas velas no cais
Que a vida é cigana
É caravana
É pedra de gelo ao sol
Degelou teus olhos tão sós
Num mar de água clara, clara”
(Caravana – Geraldo Azevedo/Alceu Valença)

É 18. Mais um, o décimo, desde então.

A cada volta do ponteiro, vamos nos distanciado do trágico momento, ainda que o relógio mental tenha congelado naquela dia, naquela hora. Assim como minha vida, minha alegria, sorriso e alento. Tudo me foi subtraído naquele maldito hospital e seus médicos insensíveis.

O relógio parou.

De certa forma, o que me faz lembrar quando estive a primeira vez em Kobe (Japão), em novembro de 1996, um ano e meio antes, um poderoso terremoto destruiu boa parte daquela bela cidade portuária. Praticamente a cidade estava reconstruída, mas o relógio central, estava parado, para que não se esquecesse da vítimas.

Assim é, nosso cérebro teima em não mover os ponteiros e a vida ficar ali, num eterno retorno, um Sísifo mental.

Olhando mais de perto, a tragédia, é de uma família, um pai, uma mãe e uma irmã, não tem repercussão além de nós, apenas por uma tolice, damos publicidade da nossa dor. Uma reflexão dolorida se impõe, por quê e para quê se continuar a viver? As cores perderam o brilho, é um tenebroso inverno que tomou conta de nós, mesmo em dias quentes.

Tempo e espaço se fundem e nos empurram para o limbo do viver.

De toda sorte, tudo em nossa volta se movimenta e segue no seu próprio ritmo, pois a vida não é dada à pausas. O que podemos fazer é nos adaptar num ritmo assíncrono, não linear, para apenas sobreviver.

Tantos lutando por tantas pequenas coisas, percebemos a fragilidade humana, não pela morte da Letícia, mas por sentirmo-nos em frequência distinta, o quanto é tolo pelo que se briga, com ferocidade. As vaidades que nos habita, nos torna pobres, fracos e se combina com ambições, que negam o humano, o que realmente vale a pena.

São 10 batidas nesse relógio que teima em continuar parado.

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post

1716: 23 Meses1716: 23 Meses

Share this on WhatsAppOs meses foram sendo vencidos rapidamente para todos que nos cercam, contraditoriamente, sinto uma certa lentidão da vida que teima não passar, como se fosse para açoitar