1435: 3/4


As nuvens se formam, o mar se agita, mas a vida não vive a Tempestade.

 

“Espíritos, que por artes minhas,
Chamei dos seus refúgios para darem vida
Às minhas fantasias”. (A Tempestade – W. Shakespeare)

Quanto nos doamos a qualquer coisa na vida, mais do que 3/4? Quantas vezes já vivemos 3/4, no calendário da nossa existência? É uma porção perfeita ou uma data? O que realmente nos define? A capacidade de ir além de 3 em 4, ou de passar pela folhinha 3/4 seguidamente? Parece que tudo é parcial e a (in) consciência impõe um limite lógico ao irracional e doma o animal que nos habita.

A proporcionalidade, enorme, dos 3/4 (75%), não se completa o que pode ser a impossibilidade de ser e viver, ou medo, ou a incompetência, ou seria apenas o instinto de se preservar alguma coisa e nunca viver o TODO, melhor será se conformar com a quarta Parte.

Aceitar que só se tem a incompletude, será que a plenitude nos rouba as forças, causa o pânico, tira o chão dos pés,  traz o receio de que não se vai ao extremo do mundo, muito menos ainda ao extemo dos sentimentos: Amor, paixão, ódio, apego, amizade, sexo e prazer, nada de Êxtase (sair de si).

E a era dos extremos não será vivida pela nossa mediana existência, qualquer ponto, acima dos 3/4, sairá da normalidade, do padrão, o isolamento, a Sibéria virtual é o castigo dos que se arriscam, mesmo os falsos “espíritos livres”, que na imensa maioria das vezes, nem ao 3/4 chegam, morrem nos 2/3 ou vive nos dois terços, mas representam tão bem que enganam, porém com o olhar atento, aumente a lente e veja o medíocre em cena.

Quando pensamos que somos algo como Próspero, na sua ilha fantástica, afundando navios, em que se brinca de ajustar e dar conformidade aos sentimentos e pessoas, nem percebemos o quanto Procusto sequestrou nossa mente, cortando pernas, mãos, principalmente, consciência daqueles que não são padrão. Formatando mentes, pessoas, não permitindo que se superem os 3/4, mesmo nos achando mais do que 4 por 4.

Aqui não cabe explicar metáforas e referências, a tomada de consciência, da razão, de ideologia, ou do que é amor, tem caráter que é absolutamente individual, a centelha de que se sabe o significado de qualquer um deles, que se pode ultrapassar os 3/4, ir ao 4 de maio, não nos obriga ou impõe que seremos Caronte e vamos transportar “almas” para além do rio.

O inusitado é que vivemos a fase do retorno às trevas, do 1/4, do eterno dia da mentira ou de apenas do 1 em 4, mesmo os mais brilhantes e descolados, vivem em suas jaulas pessoais, rompem e desprezam aqueles que poderiam apenas os acompanhar numa nova jornada, Porém, suas aparentes irreverências, se revelam menores, pois vivem se achando acima de 3/4, nem desconfiam do autoengano, distribuem imagem, jamais essência.

Um dia descobri o 3/4 9 (o dia?), quase um ano, ou seria o limite da inteligência? A consciência pode paralisar ou impulsionar as maiores mudanças, um caminho entre Hamlet, o reflexivo, ou Quixote, o intrépido. Mas depois disso, nada será igual ao antes, com quem quer ou com quem realmente importa. De toda realidade virtual/líquida, ainda assim, escolhemos a ser apenas 3/4.

Vida que segue, ou não.

Pearl Jam – Black

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post

2279: Insone2279: Insone

Share this on WhatsAppIncerto, Inadequado inerte inaudito incompreendido incapaz inválido inacreditável intocado intimidado intocado inútil inatacável inviabilizado invisível introvertido inaceitável íntimo incólume invocado insultado inabalável insano intenso incrível insensível indolor