Arnobio Rocha Política Por Que “Mídia Alternativa” não Investiga Quase Nada?

Por Que “Mídia Alternativa” não Investiga Quase Nada?


O iate do Lula, segundo a grande mídia. (Foto da Folha de SP)

O iate do Lula, segundo a grande mídia. (Foto da Folha de SP)

“Sic transit gloria mundi” ( “Assim passa a glória do mundo”)

A pergunta que encabeça esse texto é sim uma provocação e um estímulo ao debate. Mais um dado da realidade é inescapável: Existe o “PIG” (Partido da Imprensa Golpista, termo cunhado por Paulo Henrique Amorim), mas por que não existe a mídia alternativa? Vou começar por mim, tenho um pequeno blog de caráter ideológico, não pensado para ser militante de conjuntura, entretanto não posso me furtar da responsabilidade de pouco contribuir para enfrentar a grande mídia golpista.

Mas, ao mesmo tempo, não consigo entender como há um conjunto de blogueiros, incluídos os que entrevistaram Lula, que se dizem “grandes”, com audiência, no entanto vivem apenas de choramingar contra o tal PIG, como sendo mal do país. Quais as matérias efetivas que puseram em xeque um governo do PSDB? Quais as investigações que esses blogs levaram a frente que possa contrabalançar a luta política no Brasil? Qual a solidariedade efetiva entre os blogueiros? Por que se insiste numa relação de hierarquia exatamente igual a do PIG?

Exceto DCM, do Paulo Nogueira que fez investigações com financiamentos via crowdfound e JornalGGN, do Luís Nassif com a pancadaria sobre a Veja, o que mais fazemos senão sermos comentaristas da pauta da grande mídia. Vivemos de reverberar suas investigações, nem mesmo as aprofundamos, as pautas somem e vamos juntos com elas.

Tem mais, diante do cerco a todos os principais dirigentes do PT, em especial ao ex-presidente Lula e sua família, uma dúvida me assombra. Qual a pauta da mídia alternativa? Berrar PIG, PIG, PIG? Reclamar que o governo continua fazendo propaganda institucional nas páginas de jornal e revistas e anunciando na rede Globo? O que fazemos pra construir outro caminho?

Por que não vamos atrás de saber como Alckmin construiu seu patrimônio? Ou por que  nos damos por satisfeito sobre o que sabemos  de quanto acumulou Aécio e família? O que dizer sobre a riqueza da família Serra, é lenda ou verdade? Os apartamentos e as fazendas/Sítios De FHC? Tudo o que eles têm foi declarado? Qual valor declarado x Valor de mercado?

Minha opinião é que o PIG está certo em investigar e escrutinar cada detalhe da vida da família Lula, ou do José Dirceu. Podemos e devemos questionar os métodos truculentos, a escandalização do nada, as “erratas” minúsculas, depois de manchetes gigantes. Também devemos bater nos vazamentos seletivos, fora de contexto e mais ainda nas ilegalidades de quebra de sigilos ou invasão da privacidade e intimidade de suas famílias.

Jamais sejamos contra que se investigue cada um de nós e a todos, mas denunciemos ao mundo e a todas as pessoas, porque apenas o mundo petista é escrutinado. 

Sei que as perguntas são incômodas, as faço desde a gênese do finado blogprog, sem respostas, preferimos , parece, reclamar do PIG, nunca de nossas posturas e ações.

É a vida.

 Save as PDF

One thought on “Por Que “Mídia Alternativa” não Investiga Quase Nada?”

  1. Perfeito, Arnobio! A maioria é pós-cronista-engenheiro, fala da obra alheia. Jornalismo que é bom só quando uma alma se transvia. Saco cheio, não leio mais nada.

Deixe uma resposta

Related Post