Arnobio Rocha Esportes A Copa do Mundo – Todos os Povos e Sonhos Reunidos.

A Copa do Mundo – Todos os Povos e Sonhos Reunidos.


Copa do Mundo no Brasil, a alegria de encontros de povos( Getty Images)

Copa do Mundo no Brasil, a alegria de encontros de povos( Getty Images)

 

“One Love! One Heart!
Let’s get together and feel all right”. (One Love – Bob Marley/Curtis Mayfield)

A Copa do Mundo foi, e é, o encontro mágico de povos, de raças e de gentes. É, antes do futebol, um encontro de culturas, de um mundo multipolar, do sonho multicultural, em que a o cinza da política do império (quase) único se perde dando lugar a todas as cores. O mais fantástico é que, no Brasil, este colorido existe em nosso sangue e na nossa miscigenação, nas lutas históricas por igualdade e reparação.

É claro, óbvio, que não nos livramos das injustiças sociais, próprias da colonização, do escravagismo e de uma elite que nunca se fez povo.  Mas aqui, por baixo, nos reafirmamos como povo, misturado, alegre e com magia das pernas e de cabeças brilhantes, fizemos do futebol nossa maior arte, nossa afirmação cultural e nosso encontro como nação livre e independente, dos pés geniais dos craques, nos tornaram um só povo.

Ver todos estes povos, de todo o planeta, que vieram para cá e encontrar com o nosso generoso povo, seria impossível dar errado, mesmo com todo o terror, previsões de desastres, mostramos que quando queremos fazer algo diferente, nos superamos em tudo. Acolhemos, damos carinho, calor humano e um sorriso na cara para que possa se abrir um diálogo, nem que seja por gestos e olhares. São dias inesquecíveis, que ficarão gravados na memória nossas e de quem veio ou viu pelas imagens que correram pelo mundo.

Por longos anos e décadas, tudo isto aqui virou História, um só povo, um só amor. O sonho dos poetas, dos sonhadores pela paz e união dos povos, por alguns dias, vivemos este sonho.

#VaiBrasil #CopadasCopas

Playing For Change – Imagine

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=B8ES7sem_90[/youtube]

One Love – Playing For Change

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=4EmMqFGuiLo[/youtube]

What a Wonderful World | Playing For Change

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ddLd0QRf7Vg[/youtube]

 

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post