Arnobio Rocha Filmes&Músicas As Divas do Jazz

994: As Divas do Jazz

A divina Billie "Lady Day" Holiday

A divina Billie “Lady Day” Holiday

Hoje vamos ouvir jazz com duas divas: Billie Holiday e Ella Fitzgerald, apenas para nosso deleite, uma pequena ideia sobre elas e muito som depois, nada mais precisa ser dito sobre elas, ouvi-las dirá tudo, responde tudo. As maiores curiosidades podem ser sanadas na internet ou lendo sites especializados, aqui, meu objetivo é apenas ouvir grandes músicas, em especial, às sextas.

Billie Holiday, ou Eleanora Fagan Gough, nasceu em em 7 de abril de 1915, na Filadélfia, Pensilvânia e morreu em Nova York em 17 de Julho de 1959, como apenas 44 anos, uma das voz mais lindas e sensuais do jazz de todos os tempos, um modo muito particular de cantar com as palavras sussuradas e cheia de energia, quase um sopro de vida e paixão. A vida intensa cheia de desastres e percalços, felizmente não impediu que a extraordinária “Lady Day” nos legasse um longo registro de clássicos eternos, que, com ela, têm um sabor especial.

Há algo de divino no canta de Ella

Há algo de divino no canta de Ella

Ella Jana Fitzgerald nasceu em 25 de abril de 1917, Newport News, Virgínia e morreu em Beverly Hills, Califórnia, em 15 de junho de 1996. Ao contrário de Billie, Ella teve uma longa e vitoriosa carreira, mesmo tendo passado por mazelas parecidas na juventude, a diva era mais reclusa, preferia apenas sair para cantar, com uma vida bem discreta, tímida. Sua voz espetacular e a capacidade navegar por tantos ritmos dentro do Jazz lhe garantiram a longevidade e o sucesso por tantos anos. Sua voz imitava o som dos instrumentos, o que tornou famosos seus scats, sendo imitada posteriormente por gênio como Louis Armstrong.

Vamos às divas!!!

Billie Holiday – Body And Soul

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=CMDlk6lGQOk[/youtube]

Billie Holliday – Summertime

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=vAITYPTTh3I[/youtube]

Blue Moon-Billie Holiday

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=9LOB_I7sgoI[/youtube]

Ella Fitzgerald – Night and Day

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=PEM_63_P0CY[/youtube]

Ella Fitzgerald – Flying Home

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=TdxVZxXXIYg[/youtube]

Ella Fitzgerald – Oh! Lady Be Good

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=FaaYKZObcJ0[/youtube]

Ella Fitzgerald and Louis Armstrong Summertime

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=x09sdCsC43Q[/youtube]

 Save as PDF

Deixe uma resposta

Related Post