Arnobio Rocha Reflexões #Fimdomundo, Uma crônica (Post 140 – 94/2011)

141: #Fimdomundo, Uma crônica (Post 140 – 94/2011)

 

 

 

Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico com saudosa lembrança estas memórias” (Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis)

 

“De hoje não passou, finalmente chegou o fim, meio decepcionado, com tantas promessas de fim do mundo, eu já fôra vítima de mais de 10 profecias de que ele acabaria, mas quando dava meia noite ou meio dia, aqui, já que do lado do mundo outro dia ameaçava chegar, sempre fracassava. Sentia-me enganado por ter me preparado e, nada.

Esta coisa do fim do mundo começou, para mim, na primeira semana de fevereiro de 1979, eu nem tinha 10 anos ainda, olha que injustiça, e o SkyLab ia cair na terra e o mundo podia acabar. Aquilo me deu uma tristeza tão grande que do dia 7 para 8 de fevereiro eu nem dormi direito, achando que realmente o SkyLab fosse destruir a terra. Tudo mentira, ele se espatifou no pacífico, já destruído na reentrada, na atmosfera. Acho que nasci de novo em 8/2/1979.

Definitivamente o mundo ia acabar em março de 1986, o cometa Halley viria para uma nova passagem, desta vez tão próxima à órbita terrestre que a força da gravidade o atrairia causando uma explosão 1000 vezes maior que as duas bombas atômicas, vocês nem podem imaginar, morreria imberbe, com 16 anos, aquilo era inaceitável, confesso que aquele março foi longo, acabou substituído por uma busca de uma luneta que desse para ver o cometa, passou longe dos olhos e do coração, todos salvos.

Comecei a desconfiar que estas coisas de queda de laboratório espacial, cometa, asteróides não iam acabar assim do nada a vida na terra, tinha que ser algo mais forte, poderoso, uma divindade, pronto, deve ser isto. Como toda virada de milênio, os famosos profetas do fim do mundo brotam aos montes. Mas eles se desentediam quanto ao ano, ou dia, uns diziam ser 31 de dezembro de 1999 ou 1º de Janeiro de 2000. Agora ferrou sofrer por dois dias não dar, pior trabalhando, maldito bug do milênio, atrapalhando a preparação do fim do mundo.

No dia 31 de Dezembro, Evandro Bernabé está de prova, lá pelas 9:30 ele e eu, estávamos de plantão na Telesp Celular( hoje Vivo), esperando informes da Nec do Japão se tinha algum pânico com a virada do ano no oriente, conseqüentemente a interrupção do funcionamento das centrais telefônicas por erro de Software. Ficamos lá até as 13 horas e nada. Voltamos as 22 horas para ver o que aconteceria com a virada do ano 2000 no Brasil, até aquela hora nenhum problema houve em nenhum lugar no mundo, mas nossa ceia foi lá na gerência de redes. Para piorar nem 31/12 nem 1º de janeiro o mundo acabou.

Mais uma vez os planos do mundo acabar foram adiado, já tava ficando chato demais, ainda lembro que 2011 tivemos duas tentativas fracassadas de acabar o mundo, um certo Harold Camping, previu que em 21 de maio a “ira de Deus” iria destruir o mundo, os pecadores e maus, exceto os da seita dele, todos morreriam sem piedade, não funcionou, ele veio a público e disse que errara apenas o solstício, mas corrigiu a data para 21 de outubro, novamente não aconteceu, assim neste dia chegou o “fim do mundo” para um avatar com mais de cem nome: Khadafi, Gadafi, Kadhaffi, Ghadaff, etc. Este conheceu o fim  do mundo de morte matada.

Melhor nem lembrar de 2012, aquele ano foi tenso demais, passamos o tempo todo esperando para que naquele dia especial tudo acabasse, a data bem precisa, 21 de dezembro de 2012, até filme já tinha sido feito, parecia muito correto, desta vez não tinha como falhar, até os Maias(não a família do Fim do Mundo carioca) tinham garantido que era neste dia, infelizmente, tanta preparação e nada. Rolou tudo, Copa no Brasil, Olimpíadas, Corinthians campeão da libertadores, e nada do fim do mundo. Acabei, frustado, desistindo da idéia.

A data de hoje é imprecisa, infelizmente não sei dizer quando, porque ele veio de surpresa, protestei, pois não me preparara devidamente, mais ainda, pois no oriente eles ganharam 12 horas a mais que nós, aquilo não se faz, porém por um novo acordo, o mundo acabou em partes fragmentas, obedecendo a costumes e horários, para que alguma justiça fosse feita, mais resignado, aceitei, e assim foi”.

 Save as PDF

0 thoughts on “141: #Fimdomundo, Uma crônica (Post 140 – 94/2011)”

  1. Matéria pra mais filme americano distorcendo suas frustrações psciológicas, religiosas e econômicas! Ao menos culturalmente o EUA de Obama ainda continua conseguindo assustar as criancinhas. Minha filha chegou em casa e disse:
    mainha, amanhã o chão vai se abrir e todos morreremos! Restarão apenas os Escolhidos… (como??? por quem?? qual o critério???)
    Só rindo mesmo dessa patifaria engana besta!

  2. Vou acreditar no grande profeta Arnobio, e se o grande FIM aconteceu só depois do Corinthians Campeão da Libertadores, a gente tem muuuuuuitooooo tempo ainda. :D

    Parabéns, belo texto.

  3. Putz.. Bug do Milênio. O maior golpe que as empresas de informática deram nos governos, empresas, pessoas físicas, enfim.. Nunca passei por assédio funcional e moral tão gigantesco como na época para preparar a pequena agência do banco a enfrentá-lo.
    Só de relembrar me dá calafrios na espinha e uma vontade enorme de achar um culpado para descarregar minha ira.
    Tá bom, já respirei fundo e me acalmei de novo. Afinal ninguém morreu, então deixa pra lá…

  4. Como sabiamente escreve Assis Valente em 1939:

    “Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar
    Por causa disso a minha gente lá de casa começou a rezar
    E até disseram que o sol ia nascer antes da madrugada
    Por causa disso nessa noite lá no morro não se fez batucada

    Acreditei nessa conversa mole
    Pensei que o mundo ia se acabar
    E fui tratando de me despedir
    E sem demora fui tratando de aproveitar
    Beijei na boca de quem não devia
    Peguei na mão de quem não conhecia
    Dancei um samba em traje de maiô
    E o tal do mundo não se acabou”

    Se o mundo acabar vamos ser sacaneados e o seguro não vai pagar p…nenhuma, camaradas.

  5. Ah, o fim do mundo. Sempre acontecendo e nós nem percebemos, pois ficamos esperando um catástrofe geral e definitiva. É meio como querer um morte rápida e sem dor.
    Para mim, a cada animal que é extinto, ocorre o fim do mundo. Pelo menos daquele mundo.
    Cada rio que morre, cada´planta que desaparece para todo o sempre sem que possamos apreciá-la. Cada nação indígena que perde a sua cultura e se rende ao mundo do homem branco. Cada criança na África que morre de AIDS sem ter o direito de saber o que é a vida, e suas mães que foram vítimas de estupros nas Gerras Civis e contrairam a doença e a sentença de morte.
    Nos prendemos a coisas “maiores” e esquecemos a seca no nordeste, o tráfico de seres humanos, das nossas crianças nas ruas.
    Ficamos sempre à espera do Fim do Mundo bíblico, onde o vosso Deus separará os bons dos ruins. Esquecemos no entanto, que o fim do mundo está sendo uma criação do homem.

  6. Se o mundo acabasse de uma vez e numa data específica que bom seria. Mas está mesmo é acabando aos poucos e degradando de tal forma a vida humana que iremos lamentar até o último suspiro o não cumprimento das profecias.

  7. Adorei Nobinho,
    Parabéns!!!!
    Realmente já “anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar…” por diversas vezes, mas acredito que o mundo acaba para quem vai embora dele…
    Sucesso com suas novas crônicas.
    Bjos e saudades
    Helaine Lopes

Deixe uma resposta

Related Post