Arnobio Rocha Reflexões Apontamentos de Livros (6 – 6/2009)

Apontamentos de Livros (6 – 6/2009)

Desde muito pouca idade gostava de ler, me alfabetizou com 4 ou 5 anos, graças aos irmãos mais velhos e minha mãe diretora de escola pública Morava no interior do Ceará, não havia TV em casa, a nossa diversão em casa era brincar, a minha sempre foram os livros, passar páginas, aquelas letras, no fundo eu decorava as historias, que os mais velhos liam e “lia” sozinho depois. Enfim acabei a ler sem ter ido formalmente à escola.

Grande impacto me causaram os livros de Monteiro Lobato, ficara horas lendo aquelas estórias fantásticas, os personagens: Saci,Cuca, Visconde, Emília, que logo depois com a TV mostrando o primeiro Sítio do Pica Pau Amarelo. Em particular nas aventuras que eles vão à Grécia, Pedrinho enfrenta o Minotauro, aquele mundo passou a povoar minha imaginação.

A cultura Grega, posteriormente a Romana, virou minha cabeça, tudo o que tinha em biblioteca sobre o assunto em buscava ler, conhecer, aprender. Esta curiosidade vem comigo desde cedo, já adulto comecei a sistematizar as antigas leituras com as novas e fazer apontamentos destes textos clássico.

Ver imagem em tamanho grande

Há muito tempo atrás tinha o costume de fazer apontamento de resumos de livros que havia lido, de como seria importante que amigos os lessem também, daí comecei a rascunhar uma maneira de convencê-los para se aventurarem neste livros.

Agora vou aos poucos digitalizando alguns destes resumos, o primeiro que publicarei será a Ilíada, clássico de Homero

 Save as PDF

0 thoughts on “Apontamentos de Livros (6 – 6/2009)”

  1. Também bebi desta fonte. Faltou citar Os 12 Trabalhos de Hércules. Pena que a escola pública não indique o trabalho de Monteiro Lobato. Abç fraterno meu caro.

Deixe uma resposta

Related Post